Afinal, como funciona o ser humano? Como vive? Como agir quando encontrar um na sua frente?

É para responder a essas e tantas outras perguntas que Renata Gaspar e Eduardo Sterblitch chegam ao Teatro Iguatemi Campinas com o espetáculo “TIO”, escrito por Verônica Debom e Célio Porto.

O projeto nasceu da vontade dos atores Renata Gaspar e Eduardo Sterblitch de atuarem mais diretamente. Os dois já participaram no programa “Tá no Ar” da Rede Globo, mas contracenavam pouco juntos. Entre gravações e conversas, perceberam a sintonia de ideias e gostos e dessa liga em pouco tempo a peça era criada.

Um manual de vida, uma palestra, autoajuda ou conjunto de conselhos para si ou para outros. Podemos pensar na peça como tudo isso, já que é uma analise de nós mesmos.

Para desenvolver ainda mais e provocar a curiosidade no público, somos apresentados a dois atores apenas em cena e um cenário criado para a imaginação e percepção pessoal da historia.

Segundo atriz Renata Gaspar, “Cada individuo tem seu passado suas referencias. Então é muito difícil um individuo olhar para outro individuo. Porque ele olha antes para seu próprio passado antes. A forma de entender o humano é distanciar das suas próprias ideias para conseguir olhar o outro.”

Para Eduardo o teatro já é por si uma oportunidade de oferecer uma ideia nova, propor questionamentos e provocar as pessoas: “Acho que o ser humano está muito acostumado a viver só e está pouco preocupado em questionar e entender o que está fazendo.”

A diretora Débora Lamm  não poupa elogios aos dois atores,“A peça foi feita para o Edu e a Renata. Escrita para eles, dirigida para eles porque são dois grandes atores. Passeiam por muitos gêneros. São muito extensos, fisicamente e vocalmente preparados para ela.”

Um assunto que renderia um drama, ao criticar e apontar o dedo a nós mesmos Seres Humanos, “TIO” oferece uma visão de desenvolvimento e crítica da autoconsciência de forma a nos fazer mais curiosos e mais pacientes com a própria vida.
Como disse a diretora Débora Lamm: “A melhor forma de se melhorar é rir de si mesmo”

Muita gente legal esteve presente na estreia nacional e nós fomos conferir!

Reportagem+Fotos:  Paulo Fleury /Circuito fechado

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.