Em noite movimentada a Ducati Campinas, maior concessionária exclusiva da marca italiana no Brasil, recebeu convidados especiais para apresentar a nova “Ducati Monster 797”, modelo que resgata a década de 1990 quando a marca italiana apresentou um conceito inovador de moto naked, com design agressivo e moderno.

O lançamento oficial foi realizado simultaneamente nas concessionárias Ducati em todo o Brasil e o Programa Circuito Fechado foi conferir!

A nova Ducati Monster 797 incorpora todo o fascínio da Monster e representa a porta de entrada para o mundo da Ducati. Tudo o que há na Monster 797 remete à icônica moto dos anos 90, ao mesmo tempo que oferece modernidade de ponta: desde o quadro Trellis até o motor L-twin refrigerado a ar e o farol redondo.

A Monster 797, a mais acessível dos modelos Ducati naked, foi projetada para expressar a essência única da Monster até o último detalhe. Com seu tanque compacto, mas ainda assim robusto, farol icônico e traseira cônica, a Monster 797 tem visual limpo e vigoroso. O motor Desmodue L-twin refrigerado a ar fica acomodado no quadro Trellis, mostrando os componentes mecânicos no inimitável estilo da Monster.

Com uma enérgica potência máxima de 75 cv a 8.250 rpm e ótimo rendimento na faixa de rotação, a Monster 797 coloca o desempenho e a diversão ao alcance de todos, garantindo uma experiência de pilotagem empolgante a cada dia, em qualquer estrada. Em conformidade com a EURO 4, a Monster 797 L-twin é perfeita para aqueles que estiverem comprando sua primeira Ducati ou simplesmente sua primeira motocicleta, ainda oferecendo pilotagem repleta de diversão para até mesmo o mais experiente dos motociclistas. Além disso, a segurança ativa está sempre pronta para entrar em cena, graças ao ABS Bosch de fábrica. O ABS da Monster 797 funciona juntamente com um sistema de freio dianteiro de alta categoria, consistindo de dois discos Brembo de 320 mm presos por duas pinças radiais Brembo M4.32.

Seja nas ruas da cidade ou nas estradas, a Monster 797 é a moto perfeita para pilotagem tranquila e sem preocupações. Desde o primeiro quilômetro, o assento baixo e o guidão largo inspiram confiança. O peso contido e a ágil geometria do chassi dão ao piloto uma “sensação” de destaque, perfeito controle e manuseio excepcional, seja qual for seu nível de experiência.

 

DUCATI MONSTER 797

Cores
Ducati Red com quadro vermelho e rodas pretas
Star White Silkc om quadro vermelho e rodas vermelhas
Equipamento principal

o Motor Desmodue refrigerado a ar de 803 cm3 com 75 cv a 8.250 rpm e 69 Nm (50.8 lb-ft) a 5.750 rpm

EmissõesEuro 4

Escapamento 2 em 1 com silenciador individual

Quadro Trellis em aço tubular com braço oscilante bilateral em alumínio fundido

Altura do assento 805 mm

Capacidade do tanque de combustível 16,5 l

Rodas dez aros em liga leve com pneus Pirelli Diablo Rosso II, 120/70 ZR17 na dianteira e 180/55 ZR17 na traseira

Garfo invertido Kayaba de 43 mm

Amortecedor Sachs com amortecimento de ressalto e pré-carga ajustável

Sistema de freio ABS Bosch de fábrica

Freio dianteiro com discos de 320 mm e pinças radiais Brembo M 4.32

Freio traseiro com disco de 245 mm

Painel de instrumentos LCD

Faróis laterais e luz traseira em LED

Entrada USB por baixo do assento

Pronto para o sistema multimídia Ducati

 

Design

Na criação da Monster 797, o Ducati Design Center desenvolveu uma moto compacta e esportiva, com um toque dinâmico que incorpora tudo o que a Monster significa. O tanque é totalmente a Monster. Com estilo e robusto, ele possui um grampo para acessórios na frente, assim como o da Monster original de 1992. O farol redondo é uma leitura contemporânea daquele que equipava esta moto naked icônica desde sua criação.

Na Monster 797, o quadro não é apenas um elemento estrutural, ele é uma verdadeira característica de design que volta às suas origens de peça individual, do cabeçote de direção até a traseira, inclusive as tradicionais alças tubulares da garupa. O mesmo conceito é visto no motor Desmodue refrigerado a ar e com cilindro duplo, com aletas de resfriamento que remontam ao espírito da primeira geração da Monster.

A Monster 797 combina elementos tradicionais e componentes ultramodernos. Ela de fato possui instrumentação LCD, luzes laterais e traseira em LED e novo câmbio. Uma olhada na configuração do chassi revela, além do já mencionado quadro Trellis, um braço oscilante bilateral em alumínio fundido leve e esportivo, com um amortecedor montado na lateral. O braço oscilante triangular também remonta a outro marco na história da Monster, a 696 de 2008.

 

Motor

O motor da Monster 797 é um Desmodue L-twin refrigerado a ar com 803 cm3. Essa unidade de potência segue a pista da Monster original, mas é um motor atualizado Euro 4 capaz de produzir 75 cv a 8.250 rpm e um torque máximo de 69 Nm (50,8 lb-ft) a 5.750 rpm. Com orifício e curso medindo 88 mm e 66 mm, respectivamente, ela foi projetada para fornecer o puro prazer de pilotar uma Ducati, sem jamais se tornar excessivamente desafiadora.

O motor de cilindros duplos da Monster 797 possui um único corpo de aceleração de 50 mm com dois injetores embaixo da borboleta: essa solução garante uma produção fluida de potência e controle preciso da mistura de combustível aspirada para os cilindros. O escapamento 2-em-1 foi projetado para garantir dinâmica de fluido ideal e excelente proteção contra o calor para o piloto e o passageiro.

A caixa de marchas é uma unidade de seis velocidades, a embreagem APTC multidisco úmida controlada por fiação garante ativação com força reduzida na alavanca e uma vantagem adicional da excelente responsividade: uma grande ajuda nas partidas e paradas contínuas do tráfego urbano. Além disso, a embreagem também tem função deslizante servo assistida que limita a desestabilização da roda traseira durante a redução da marcha.

Projetado para ser simples e confiável, o motor da Monster 797 também tem competitivos intervalos de manutenção de 12.000 km.

 

Quadro

A Monster 797 apresenta o tradicional quadro Trellis tubular da Ducati. Essencial, rígido e leve, ele deixa o motor Ducati L-twin totalmente à vista e é, juntamente com o tanque em aço, um marco da Monster. O quadro combina perfeitamente com o braço oscilante bilateral de alumínio fundido e, graças à compacta distância entre as rodas de 1.435 mm, garante agilidade de destaque no tráfego e estabilidade em alta velocidade.

Oferecendo a inconfundível aparência Monster, o tanque de combustível tem capacidade de 16,5 litros. O assento baixo (a apenas 805 mm do solo), os guidões largos e o generoso travamento da direção proporcionam manobrabilidade em baixa velocidade e ao dar a partida.

 

Suspensão

A Monster 797 é equipada com um garfo Kayaba de 43 mm com 130 mm de curso. Já na traseira, a suspensão consiste em um amortecedor Sachs. Ele possui pré-carga da mola ajustável e amortecimento de ressalto, é montado no lado esquerdo da moto e fica conectado ao quadro e ao braço oscilante sem aumentar a categoria da conexão. O curso da roda traseira é de 150 mm.

 

Pneus e rodas

A Monster 797 é equipada com rodas leves de liga metálica com 10 raios. Pneus Pirelli Diablo Rosso II de composto duplo combinam durabilidade de aumento de milhagem com aderência constante, mesmo em curvas fechadas. Esses pneus de alta qualidade aplicam a Pirelli Enhanced Patch Technology (EPT) para maximizar a área de contato, não importa o ângulo de inclinação, e o Functional Groove Design (FGD) para otimizar o desempenho em pista molhada. As especificações são 120/70 ZR17 na roda dianteira e 180/55 x ZR17 na roda traseira.

 

Sistema de Freios

A Monster 797 é equipada com um sistema de freio Brembo com o ABS Bosch 9.1 MP ABS com um sensor de pressão interno. Para otimizar o desempenho do freio e maximizar a segurança, na dianteira a Monster 797 é equipada com pinças monobloco duplas Brembo M4.32 de 4 pistões que prendem discos de 320 mm e uma alavanca de freio de bomba axial com reservatório de fluido incorporado. Já na traseira, há um único disco de 245 mm com pinça Brembo; como o freio dianteiro, ele possui pastilhas de freio sintetizadas com eficiência ampliada. Esses componentes de destaque garantem um desempenho de freio de alta qualidade, uma característica que sempre foi um marco da Ducati.

 

Painel de instrumentos LCD

O painel de instrumentos da Monster 797 consiste de uma grande tela LCD de fácil visualização que fornece ao piloto informações essenciais primárias e secundárias. A unidade dá informações sobre velocidade, rpm, distância total percorrida, percurso1 e percurso2, temperatura do óleo do motor e um relógio. Além disso, ela também mostra a velocidade média e o tempo de viagem.

 

Faróis e indicadores

A Monster 797 é equipada com um farol com luz lateral em LED, caracterizada por design contemporâneo e tecnologia de ponta. Uma luz de LED também está incorporada na traseira. Uma função de luz de aviso de perigo também está disponível na Monster 797; ela é ativada pressionando a tecla dedicada do indicador.

 

Fotos: Paulo Fleury / Circuito Fechado