Em clima de reconhecimento, comemoração e estreias, aconteceu a cerimônia de premiação do 22º Prêmio FEAC de Jornalismo, iniciativa que desde 1998 reconhece o papel da imprensa que através dos trabalhos jornalísticos aborda os diversos aspectos da realidade social e que em 2019 teve como tema “Jovens que transformam realidades”.
Em sintonia com a temática, os mestres de cerimônia foram os jovens Leandro da Silva Gonçalves e Stephany Nogueira dos Santos, ambos de 17 anos, alunos da EE Carlos Alberto Galhiego e participantes do projeto Atitude Educação, edição 2019, iniciativa do Programa Juventudes da FEAC.
Flávio Lopes, presidente da diretoria executiva da Fundação FEAC, recebeu todos e mais uma vez nós fomos conferir!
Os vencedores
A premiação teve início com a categoria Jornalismo On-line que ficou com Hebe Rios, da Gazeta de Barão, com a matéria “Mudando comportamentos e realidades- a ação dos Jovens Mobilizadores”. Vencedora do Prêmio em 2008 na categoria TV, a jornalista volta a ter seu trabalho reconhecido em outra modalidade.
Em seguida, o repórter fotográfico Ricardo Lima, pelo portal A Cidade On, recebeu a premiação na modalidade Fotojornalismo com a reportagem “Raul Grau Xáá: desafiando a vida sobre rodas”.
Gilson Rei, do Correio Popular, recebeu o prêmio pela primeira vez. Concorrendo em Mídia Impressa, o jornalista ganhou a iniciativa com a reportagem “Alunos garantem água na escola”.
Na categoria Rádio, mais uma jornalista recebeu a premiação pela primeira vez. Ericka Flávia Marques de Araújo, da Rádio Brasil Campinas, levou o prêmio com o trabalho “Série de reportagens discute o protagonismo dos jovens católicos”.
A última modalidade da noite, Televisão, foi para a jornalista Viviane Garcia Novaes Aranha, da TV Câmara Campinas, que também estreou na disputa com a reportagem “Causa animal: uma luta que começa cedo!”.
Cada um dos cinco trabalhos vencedores foi reconhecido com premiação no valor de R$ 6mil. Todos eles concorreram com mais de 50 produtos jornalísticos inscritos.
Premiação
O Prêmio FEAC de Jornalismo tem como objetivo incentivar e valorizar os esforços dos profissionais de imprensa e dos meios de comunicação em abordar os diversos aspectos da realidade social, apontando desafios e possíveis soluções que a comunidade pode apresentar para as questões pautadas.
Anualmente, o Prêmio FEAC de Jornalismo reúne parceiros que apoiam a iniciativa. A 22ª edição conta com patrocínio máster do Iguatemi Campinas e apoio da Fundação Educar DPaschoal. Associação Campineira de Imprensa (ACI) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo – regional Campinas – são parceiros institucionais.
Fotos: Paulo Fleury / Circuito Fechado
Comentários