A organização da Campinas Decor lançou oficialmente a edição 2018 da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista. Em seu 23º ano, o evento acontecerá de 27 de abril a 10 de junho e terá como cenário a Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), reforçando a política da Campinas Decor de recuperar imóveis de patrimônio público.
A bela propriedade localizada ao lado da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, em local de fácil acesso e com visão panorâmica de parte da cidade de Campinas, abrigará mais de 50 ambientes internos e externos, que serão preparados por renomados profissionais do setor na cidade e região, mostrando as tendências e o que há de mais moderno em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo.
Os expositores poderão soltar a criatividade em diversas salas, suítes, banheiros e terraços, além de espaços comerciais e de uso dos visitantes, como brinquedoteca, restaurante, café e loja. A ampla área disponível na fazenda possibilitará ainda a construção de edificações como um loft de vidro, em meio à paisagem original do local, e a criação de espaços em perfeita simbiose com o campo, como pomar e horta orgânicos e um viveiro de peixes.
O paisagismo promete ser um capítulo à parte: bosques, jardins e praças projetados pelos profissionais participantes complementarão a vegetação existente, que conta com espécimes como palmeiras imperiais e um “corredor” de flamboyants na entrada da fazenda.
No total, serão 12.650 metros quadrados de passeio, sendo 1.345 metros quadrados de área construída original da fazenda e 11.305 m2 de jardins.
A realização da Campinas Decor na Fazenda Argentina será possível graças a um convênio de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a Unicamp, assinado nesta segunda-feira, 23, às 15h, em solenidade com a presença do reitor Marcelo Knobel e das organizadoras da Campinas Decor, Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso. O termo tem como objetivo a cooperação entre a universidade e a iniciativa privada para a conservação do imóvel.
Durante as obras de preparação da mostra, organização e expositores irão recuperar pisos e revestimentos, consertar telhados, portas e janelas e modernizar as redes hidráulica e elétrica das edificações presentes na fazenda.
Com uma área total de 1,4 milhão de metros quadrados, a Fazenda Argentina foi adquirida pela Unicamp em 2014 para planos de expansão da universidade. Após a revitalização que será realizada pela organização e expositores da Campinas Decor, a área ficará sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), e será utilizada como sede provisória do Museu de Artes Visuais da Unicamp, além de abrigar um espaço para eventos culturais. Será instalado ainda um escritório para elaboração do plano diretor da área.
A Campinas Decor 2018 será a sexta edição da mostra a ser realizada em um prédio de propriedade pública e a segunda em parceria com a Unicamp. A primeira dobradinha com a universidade aconteceu em 2008, na Estação Guanabara, da qual a Unicamp é comodatária. O prédio da antiga estação foi totalmente recuperado e passou a abrigar o CIS-Guanabara – Centro Cultural de Inclusão e Integração Social.
Além da Estação Guanabara, a Campinas Decor já recuperou o Casarão do Lago do Café (2003), o Instituto Agronômico de Campinas (nas edições de 2009 e 2010, em locais diferentes), a Estação Cultura (2011) e a Casa de Vidro, também no Lago do Café (2016), inaugurada no mês passado pela prefeitura como centro cultural.
Muita gente legal passou por lá a o Circuito Fechado foi conferir!
fotos: Fernanda Tozo
Comentários