Quatro profissionais, reconhecidos no segmento de arquitetura e design, em Campinas, foram eleitos para disputarem o título de Chef Decor, evento que chega à sua quinta edição. Após dois anos de paralisação nos eventos presenciais, a divertida – e ao mesmo tempo séria – disputa anual está de volta. Os arquitetos Celso Primi, Adriana Consulin, Christie Cornelio e Thalita Aguilar são os indicados do ano e irão pôr à prova o talento e a criatividade em um ambiente diferente: a cozinha.
Os candidatos a Chef Decor foram escolhidos por pesquisa, que envolveu mais de 100 profissionais e empresários do segmento, realizada pela Prosa Comunicação, de Campinas. Como regra, assim como nos demais anos, eles não possuem qualquer experiência profissional na área de gastronomia. No entanto, foram lembrados na pesquisa pelos momentos descontraídos em que vestiram seus aventais para preparar delícias para os amigos.
“Minha mãe sempre cozinhou muito e o domingo era o dia em que a gente tirava para ela fazer um prato diferente para a família. Cresci conhecendo novos sabores e apreciando todo tipo de culinária. Mas, como sempre tive a facilidade dela cozinhar, nunca encarei este desafio de frente. Durante a pandemia, eu precisei atuar. Então, foi um momento em que eu ligava diariamente, pedia receitas e comecei a apreciar”, conta Thalita Aguilar.
Outro chef que concorre ao prêmio, Christie Cornelio, também pretende dividir sabores familiares através de pratos que refletem a energia da região da Campania, no sul da Itália. “Será uma experiência única”, garante o arquiteto.
Diferente da edição de 2019, em que o time foi composto apenas por mulheres, desta vez ele é misto. Dois arquitetos e duas arquitetas foram selecionados para estarem no comando das panelas, evidenciando que os homens podem pilotar, igualmente, a cozinha.
“A culinária é um dom, que pede dedicação e esforço contínuo, como muitas profissões, inclusive a arquitetura. É uma alquimia de ingredientes, regida pelo cozinheiro, que aplica todo seu talento e conhecimento, na tentativa de promover uma grande experiência aos seus convidados.”, analisa a arquiteta Adriana Consulin.
Para outro chef participante, Celso Primi, “é possível estabelecer alguma relação entre gastronomia e arquitetura, já que pode-se dizer que ambas exigem humildade e respeito, procurando sempre entregar às pessoas a melhor versão de nós mesmos”.
Edição celebrará reencontro dos profissionais
Esta edição foi mais do que esperada. “Ela celebrará o reencontro de tantos profissionais e marcas renomadas, dos setores da gastronomia e da arquitetura de Campinas. É um grande prazer promover essa reconexão”, aponta o organizador do evento, Lenine Faria, da Prosa Comunicação, agência que idealizou e organiza o Chef Decor.
Esse ano, serão diversas as oportunidades de interação: o lançamento será na Lucia Freitas Casa & Design, com buffet assinado por Mô Renaux. Na sequência, os quatro jantares serão realizados nos showrooms do designer Jader Almeida e na construtora Plaenge. Já o encerramento, será apresentado pela Ornare na belíssima Fazenda das Cabras.
Celso Primi, um dos chefs selecionados, compartilha da ideia de que a gastronomia lembra comemoração e confraternização. “Desde pequeno, eu acompanhava de perto as preparações diárias na cozinha, e com especial atenção, àquelas para os dias de festa. E o resultado era sempre boa comida, boa bebida e companhia alegre”, relembra o arquiteto.
NOVIDADES
Novo integrante no júri técnico: o arquiteto Fernando Consoni, participante do MasterChef Brasil 2019 e do Chef Decor 2017, fará parte do júri, juntamente com o chef Emerson Donadon, da Amaô Gastronomia, que participa desde a primeira edição. Também irá compor o júri Rosa Jannini, gourmet e organizadora de confrarias gastronômicas locais. Para Fernando Consoni, se envolver com a gastronomia representou uma “virada de chave” em sua carreira. “Nosso escritório faz projetos voltados para a área de gastronomia, inclusive com a Le Cordon Bleu mundial. Hoje, levo a gastronomia como uma segunda profissão”.
Decoração da mesa também será avaliada e premiada: na edição do Chef Decor 2022 haverá um novo critério: mesa posta. A decoração utilizada pelos arquitetos e chefs participantes nos seus jantares será avaliada. Flores, sousplats e toda a composição das mesas, em cores e texturas, serão criteriosamente analisadas pelos jurados. São eles, a empresária Lucia Penteado de Freitas, da Lucia Freitas Casa & Design, e o designer de interiores e artista plástico Luís Roberto de Castro Rios, que compõe o júri do evento desde 2017.
Harmonização de vinhos e cafés gourmet: nesta edição, além da tradicional harmonização de vinhos com os pratos do menu, desenvolvida pela Decanter, os eventos irão contar também com uma experiência criada pelo Café Kurubi, que harmonizará cafés gourmet ao cardápio.
AGENDA
A cada etapa, um dos profissionais, com data a ser sorteada, irá preparar um menu completo, composto de entrada, prato principal e sobremesa, para degustação do júri e de um seleto grupo de convidados. Todos os ingredientes serão fornecidos pela rede GoodBom Supermercados.
Cada jantar, além da abertura e encerramento, acontecem semanalmente, sendo apresentado pelas marcas anfitriãs do Chef Decor 2022.
Lançamento – 31 de março – Lúcia Freitas Casa & Design
Jantar 01 – 11 de abril – Plaenge
Jantar 02 – 18 de abril – Jader Almeida
Jantar 03 – 25 de abril – Plaenge
Jantar 04 – 02 de maio – Jader Almeida
Grande Final – 11 de maio – Ornare e Fazenda das Cabras
Os arquitetos indicados ao Chef Decor 2022 são:
Celso Primi, Adriana Consulin, Christie Cornelio e Thalita Aguilar
O Chef Decor 2022 será escolhido no dia 11 de maio, com anúncio nas redes sociais. O primeiro lugar ganhará troféu, acessórios importados de cozinha e presentes de marcas parceiras.
Sobre o Chef Decor Campinas
O Chef Decor Campinas está na quinta edição. As edições de 2017, 2018, 2019 e 2020 revelaram talentos gastronômicos entre os profissionais de arquitetura e design de interiores da cidade e região. Os participantes enxergam no Chef Decor uma oportunidade de oferecer uma nova experiência aos convidados e também um desafio pessoal.
Em 2017, o vencedor foi o designer de interiores Michel Lebedka, com menu russo. Em 2018, a arquiteta Silvia Cabrino ficou com o primeiro lugar, com a sua canjiquinha com galeto, um prato de origem mineira. Em 2019, a campeã foi a arquiteta Graça Gargantini, que fez um menu em homenagem à sua mãe. Em 2020, ano em que o Chef Decor foi híbrido, mas sem jantares presenciais, a vencedora foi Andrea Ottoni, que criou uma receita de geléia de champagne para celebrar o Natal daquele ano.
Fotos: Touché
Fonte: Adriana Frasson
Comentários