Em noite movimentada que agitou o Espaço Regatas, o Clube Campineiro de Regatas e Natação promoveu mais uma edição da sua tradicional “Noite Havaiana“, evento que retornou ao calendário do clube em grande estilo recebendo sócios, amigos e parceiros.

Muita gente legal passou por lá e o Programa Circuito Fechado foi conferir!

Clube Campineiro de Regatas e Regatas

Um grupo de rapazes reúne-se idealizando um local para a fundação de um Clube Desportivo, com a idéia de que, voltando-se os jovens em direção aos exercícios físicos,eles se preparariam para a formação de uma raça forte e bela.

Em 28/04/1918 foi fundada a primeira sede do Clube Campineiro de Regatas e Natação, em Sousas, chamada desde então de Praça”Tio Quim”, em homenagem ao seu primeiro Presidente, Dr. Joaquim Álvaro de Souza Camargo (tio Quim), elemento de larga projeção na cidade como advogado,político, pintor e músico.

Parece que o destino benfazejo amparou a novel sociedade, pois mostrou aos jovens rapazes o local ideal, às margens do poético Rio Atibaia, no Arraial dos Souzas. Daí em diante, reuniões aconteceram, grande colaboração da então Companhia Campineira de Tração, Luz e Força, empresários locais e indescritível entusiasmo da mocidade.

Organizados os estatutos,o nome do futuro Clube, aflorece, condizendo com os esportes principais a serem praticados (natação e remo).

Batizado com o nome “Clube Campineiro de Regatas e Natação”, teve como seu primeiro presidente o Dr. Joaquim Álvaro de Souza Camargo(tio Quim), elemento de larga projeção na cidade. Fica então fundada a primeira sede do CCRN, chamada desde então como Praça “Tio Quim”.

O tempo passa… de remo e natação, estende-se o esporte para o basquete, atletismo, voley, tênis, futebol, bocha e tantos outros… O Remo e Natação marcaram sobremaneira os primeiros tempos do novo Clube. A história desses esportes é riquíssima e encantadora.

Após 9 anos de fundação (1927), foi alugada a primeira sala particular em Campinas que serviu como secretaria do clube na cidade, mas, o “Vermelhinho”, como é carinhosamente chamado, não parou de crescer, e aos 02/04/1935, a esforçada diretoria conseguiu por arrendamento o terreno de 11.900 metros quadrados (localizado no quarteirão das ruas Cel. Silva Teles, Maria Monteiro, Guilherme da Silva e Cel. Quirino), que finalmente seria o clube onde se encontra até os dias atuais.

O Clube possui duas Sedes – Campinas e Sousas, onde são desenvolvidas mais de 30 modalidades esportivas, praticadas por atletas associados e militantes em torneios estaduais, nacionais e até internacionais. Em 2013 destaque para a Ginástica Rítmica que venceu torneios nacionais no pré infantil e juvenil. Representando o Brasil, a equipe de ginastas juvenil conquistou também o título sul americano, na Bolívia.

A história do clube já foi escrita em duas oportunidades. Na comemoração dos 50 anos o saudoso jornalista Jolumá Brito escreveu um livro com muitas informações do clube. E em 2000, para as comemorações dos 82 anos do C.C.R.N. foi lançado outro livro, com detalhes a respeito da vida esportiva e social do clube, escrito pela associada Darci Maria Pascoal Palombo.

 

Fotos: Paulo Fleury / Circuito Fechado