Mal saiu do ‘forno’ da fábrica da Ducati, na Itália, – com uma edição limitada a apenas 500 exemplares – e adivinhe qual foi a concessionária responsável pela venda da primeira e única 1299 Superleggera no Brasil? A Ducati Campinas, que entregou este ‘sonho’ em duas rodas, uma superesportiva com motor de 215 cv, ao preço de R$ 550 mil, a mais cara em terras verde-amarelas, ao feliz proprietário, um jovem médico da cidade de Ourinhos, Interior Paulista, cuja identidade não foi revelada.

O resultado é totalmente compatível com o desempenho da concessionária da fabricante italiana, instalada em Campinas: a primeira em volume de emplacamentos no acumulado de 2017 até agora (27/11) entre as demais lojas da marca no país. A campineira acompanha os bons resultados da montadora, que atingiu no último mês de julho o maior índice de market share da companhia no segmento de alta cilindrada desde a sua instalação no Brasil em 2013: 5,14%. A Ducati está entre as cinco primeiras no segmento premium.

 

 

André Hawle, gerente comercial da Ducati Campinas, conta que, além de exclusivíssima, a 1299 Superleggera é uma moto única, cuja carenagem, quadro, rodas, subquadro e monobraço traseiro são fabricados em fibra de carbono, o que a torna um veículo muito leve. “Daí o nome: Superleggera, ‘superleve’ em italiano”, complementa. Ainda de acordo com ele, o feliz proprietário da máquina será contemplado com alguns ‘mimos’, como, por exemplo, um exclusivo macacão Ducati Corse, a divisão de corridas da fábrica italiana.

Para Eduardo Lelis, diretor comercial da Ducati Campinas e presidente da Associação Brasileira dos Concessionários Ducati (ASSODesmo), filiada à Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotivos (Fenabrave), a venda reflete a crescente solidificação da marca no mercado brasileiro.

Lelis explica que, inicialmente, a fábrica italiana havia disponibilizado três unidades da 1299 Superleggera para o Brasil: “Como somente a concessionária de Campinas efetivou a venda, a motocicleta entregue ao comprador no dia 10 de novembro tornou-se o único exemplar do modelo no território nacional. As outras duas não chegaram a ser importadas”, salienta o diretor comercial.

 

Ducati Campinas

A Ducati Campinas foi inaugurada em julho de 2013 como a maior concessionária exclusiva da marca no mundo e consumiu investimentos na ordem de R$ 3 milhões. Atualmente, a loja, de 1.023 metros quadrados, localizada à Avenida Brasil, 342, no bairro Guanabara, é a maior do Brasil e a única na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O espaço abriga o showroom das motocicletas Premium, o serviço de pós-venda, uma boutique com toda a linha da grife da marca e um café.

Além da loja-mãe, a Ducati Campinas conta também com uma segunda unidade pop-up no Shopping Iguatemi Campinas – 2º Piso.

 

Sobre a 1299 Superleggera

A Ducati elevou o universo das Supersportive de estrada a um patamar inédito ao apresentar este ano a 1299 Superleggera: a primeira moto de estrada de série com chassi, braço oscilante, subchassi e rodas feitos em fibra de carbono. Ela representa a expressão máxima em termos de engenharia, tecnologia e desempenho, nunca antes produzida em série por um fabricante de motos.

A quintessência da Ducati é exclusiva em tudo, até mesmo no número de exemplares produzidos – 500, para poucos afortunados fãs da Ducati.

A carenagem, também realizada em fibra de carbono, é apenas a ponta do iceberg de um projeto único, que somente uma montadora como a Ducati poderia realizar.

Debaixo das carenagens, de fato, esconde-se a versão de mais desempenho do Superquadro. Graças aos seus 215 cavalos, o motor desmodrômico EURO 4, que equipa a 1299 Superleggera, é o bicilíndrico de série mais potente já produzido e representa a máxima expressão tecnológica da Casa de Borgo Panigale.

A exclusividade da 1299 Superleggera é ressaltada pelo novo pacote eletrônico que utiliza um sistema de plataforma inercial de seis eixos (6D IMU – Inertial Measurement Unit) para gerenciar os controles eletrônicos que nesta moto alcançam um nível de primazia. Este sistema permitiu melhorar o Ducati Traction Control EVO (DTC EVO) apresentado na 1299 Panigale S Anniversario graças à introdução do Ducati Slide Control (DSC), que assegura desempenhos ainda mais elevados na saída de curva.

A 1299 Superleggera também é a primeira Superbike Ducati a ser equipada com o Ducati Power Launch (DPL), além de ter o Engine Brake Control (EBC) já presente nas versões anteriores, possuindo o incrível peso de 156 kg a seco.

 

Ficha Técnica

MOTOR
Superquadro: L-cilindro duplo, 4 válvulas por cilindro, Desmodrômico, refrigerado por líquido

DESLOCAMENTO
1.285 cc

DIÂMETRO X CURSO
116 x 60.8 mm

TAXA DE COMPRESSÃO
13.0:1

POTÊNCIA *
158.1 kW (215 hp) @ 11,000 rpm.

TORQUE *
146.5 Nm (108.0 lb-ft) @ 9,000 rpm

* Os valores de potência/torque indicados foram medidos por meio de uma bancada de teste estática de acordo com as normativas de homologação e coincidem com os dados detetados durante a homologação e apresentados no manual de circulação do veículo.

INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Sistema de injeção eletrônica de combustível Mitsubishi. Injetores duplos por cilindro. Corpos de aceleração elípticos totalmente Ride-by-Wire com válvula aerodinâmica e cornetas otimizadas

ESCAPAMENTO
Sistema 2-1-2, tubos principais em titânio. Silenciadores duplos de titânio. 2 sondas lambda e 2 conversores catalíticos

CAIXA DE MARCHAS
6 velocidades com Ducati Quick Shift (DQS) para cima/para baixo

TRANSMISSÃO PRINCIPAL
Troca de marchas direta; Proporção 1.77:1

PROPORÇÃO
1=37/15 2=30/16 3=27/18 4=25/20 5=24/22 6=23/24

TRANSMISSÃO FINAL
Corrente; Pinhão frontal 15; Pinhão traseiro 39

EMBREAGEM
Embreagem deslizante e servo automático multidisco úmida controlada hidraulicamente

QUADRO
Monocoque em fibra de carbono

SUSPENSÃO DANTEIRA:
Garfo USD Öhlins FL 936 de 43 mm totalmente ajustável com tratamento TiN, tampas do garfo em lingote, tubos externos leves, otimizados para tensão e molas leves

RODA DIANTEIRA
10 raios, fibra de carbono, 3,50″ X 17″

PNEU DIANTEIRO
Pirelli Diablo Supercorsa SP 120/70 ZR17

SUSPENSÃO TRASEIRA
Amortecedor Öhlins TTX36 individual totalmente ajustável com mola de titânio, conexão ajustável entre progressivo/plano. Braço oscilante unilateral em fibra de carbono

RODA TRASEIRA
10 raios, fibra de carbono, 6,00″ X 17″

PNEU TRASEIRO
Pirelli Diablo Supercorsa SP 200/55 ZR17

CURSO DA RODA (DIANTEIRA/TRASEIRA)
120 mm (4,7 pol) – 130 mm (5,1 pol)

FREIO DIANTEIRO
2 discos semiflutuantes de 330 mm, pinças Brembo Monobloc Evo M50 montadas radialmente com 4 pistões com ABS de curva, cilindro principal ajustável do freio dianteiro Brembo MCS 19-21, alavanca de ajuste remoto

FREIO TRASEIRO
A disco de 245 mm, pinça com 2 pistões com ABS de Curva

INSTRUMENTAÇÃO
Visor TFT colorido

PESO SECO
156 kg (343,9 lb)

PESO KERB
178 kg (392.4 lb)

ALTURA DO ASSENTO
830 mm (32,48 in)

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS
1.456 mm (57,32 in)

GARFO
24°

TRILHO DA RODA DIANTEIRA
98 mm (3,86 in)

CAPACIDADE DO TANQUE DE COMBUSTÍVEL
17 l – 4,5 galões (EUA)

NÚMERO DE ASSENTOS
Assento individual

EQUIPAMENTOS PADRÃO
Modos de Pilotagem, Modos de Potência, ABS de curva, DTC, DWC, DSC, DPL, DQS u/d, EBC, DDA+ c/módulo GPS, totalmente RbW. Configuração rápida de DTC, DWC, DSC, EBC

EQUIPAMENTOS ADICIONAIS
Track Kit: Escapamento de corrida em titânio, para-brisa de corrida, bloqueios de retrovisores usinados, encaixe para o kit de remoção da placa de identificação, kit de remoção de apoio lateral, apoios dianteiro e traseiro e capa para a moto

GARANTIA (MESES)
24 meses com quilometragem ilimitada

MANUTENÇÃO (KM/MESES)
12.000 km (7.500 mi)/12 meses

AJUSTE DE FOLGA DAS VÁLVULAS (KM)
24.000 km (15.000 mi) – uso urbano

NORMA
Euro 4

CONSUMO
CO2 124 g/km – 5,3 l/100 km

 

Fonte: “Central de Comunicação”